A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Lagoa Seca está oferecendo os cursos de trompete, trombone, violino e violão. As aulas acontecem na Casa de Cultura, sede do Ponto de Cultura Ypuarana, localizada na rua Antônio Borges, em cima da Secretaria de Ação Social.
O coordenador de música da Secretaria de Cultura, Fabiano Santos, alerta que as vagas são limitadas. Nesta primeira etapa, apenas 5 alunos serão aceitos para cada um dos cursos oferecidos. O público alvo são crianças e jovens. As aulas estão previstas para ter início no mês de fevereiro. O projeto de inclusão musical conta com o apoio do Ponto de Cultura Ypuarana, que já vem a 06 anos realizando o projeto Flauta Doce, que é coordenado pelo pelo músico e pedagogo Marlos Machado.
Para o diretor de Cultura da Secult, Ulisses Pereira, a música é um dos meios de inclusão de nossos jovens na sociedade e na cultura local, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto filosófico. "Entendo que a música pode fazer a diferença na vida de nossas crianças e jovens, pois abrem perspectivas para o futuro deles, além de tirá-los da ociosidade, das ruas e das drogas", ressaltou.
Um dos exemplos dessa prática musical adotada em Lagoa Seca é a mini-orquestra Fé & Vida, composta por crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, que aprenderam a tocar vários instrumentos musicais em uma dessas oficinas oferecidas pela Secretaria de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Outro destaque e fruto do trabalho de musicalização desenvolvido na cidade de Lagoa Seca é a "Orquestra Melisma", formada por alunos do curso de flauta doce, das cidades de Lagoa Seca, Campina Grande e Puxinanã, que vem se destacando em importantes apresentações públicas, como na abertura do Congresso Universitário da UEPB, realizado no Centro de Convenções Raymundo Ásfora do Garden Hotel em Campina Grande, bem como a importante participação no III Seminário do PARFOR (Programa de Formação de Professores) da CAPES/UEPB, tendo sido inclusive, objeto de painel de estudo apresentado no evento.
Fruto da parceria entre o Ponto de Cultura Ypuarana, prefeituras das cidades de Lagoa Seca e Puxinanã e Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, foi realizado no período de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2013 o 3º Festival de Flauta Doce, com extensa programação artística e pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário