Na tarde de ontem (6), a Secretaria de Estado da Cultura promoveu o 1º Seminário Estadual, que discutiu a implantação do Plano Estadual de Cultura. Na ocasião estiveram presentes além dos Articuladores, representantes do movimento cultural das 12 Regionais do estado, além do Diretor de Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e Fábio Lima, Representante do MinC no Nordeste.
O evento teve início com a apresentação do grupo Afro é Vida da cidade de Lagoa Seca. Na ocasião foram apresentados os resultados do processo de construção do Plano Estadual, quando uma equipe da Secretaria viajou por todas as regiões do estado para elaboração de um mapeamento cultural, que prenuncia uma Cartografia Cultural prevista no Plano Nacional, como meta para os próximos 20 anos, no país. Da 12ª Regional polarizada por Itabaiana, tivemos uma comitiva, com representes da própria cidade pólo, bem como dos municípios polarizados de Juripiranga, Salgado de São Félix e Caldas Brandão. Um grande debate foi realizado, e de forma democrática todos os representantes puderam expor suas dúvidas e sentimentos com relação ao momento que vivemos no âmbito cultural na Paraíba e no Brasil. Um marco em nossa história e uma passo importante para os diversos segmentos culturais. O Seminário terminou com festa, com as apresentações de grupos culturais de João Pessoa e de Campina Grande.
Do blog do Ponto de Cultura Cantina de Ninar
Olá! Poderia tirar uma dúvida minha? Gostaria de saber se já existe um plano publicado ou o plano ainda está em processo de construção? Obrigada!
ResponderExcluirOlá, O Plano Estadual de Cultura da Paraíba encontra-se em fase de construção, existe uma equipe da SECULT/PB e técnicos a serviço do MINC, coordenados por Alice Monteiro e Pedro Santos. Foram criados grupos técnicos de trabalhos por micro-regiões que estão responsáveis por esta elaboração. O Plano deve ficar pronta até março de 2013.
ResponderExcluirHipolito Lucena
Coordenador do PC Ypuarana