CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

sábado, 30 de julho de 2011

Novo cinema paraibano: O Lobisomem de Silvio Toledo

Continua em ritmo acelerado as ações de produção do curta metragem O Lobisomem da Paraíba (título provisório) do diretor Silvio Toledo. As gravações do filme que vinham sendo feitas na cidade de Taperoá terminaram nesta sexta, 29, e toda a equipe de produção se deslocou para a cidade de Cabaceiras, para concluir as filmagens neste final de semana.

O lobisomem chegou a Taperoá na segunda feira, 25/07, e logo pela manhã, da terça 26, começaram as filmagens do Curta que conta a história de um homem de nome Graciano e que viajava muito e, numa dessas viagens ele teria sido atacado por um lobisomem.

O filme mesclará cenas com atores reais e animações digitalizadas, especialidade de Silvio Toledo, para fazer a narração desta história que é baseada no folheto de cordel:  Graciano e o Lobisomem, de Vanderley de Brito.

Para interpretar o personagem de Graciano, a produção convidou um dos mais experientes atores paraibano, com cerca de cinquenta anos de atuação no teatro e no cinema brasileiro, trata-se de Fernando Teixeira, que muito tem contribuido com a jovem equipe.

Também participam das filmagens os atores: Hipolito Lucena, Rafael Lucena, Erik Brito, Amanda Janynne, Hilberto Figueiredo, Kevin Saulo, Eliana Figueiredo, Adamastor Queiroz, as crianças Arthur e Maria Cecília , além de Aline, José Alves e Valtécio Rufino, moradores de Taperoá, que participaram como figurantes.

Na equipe técnica o filme conta com Lila como assitente de direção, Italo Jones na direção de fotografia e operação de câmera, Maué Macedo e Tatyana na gerência de Produção, Inêlda de Cristo - maquiagem, cabelo e figurino, Altiéres Estevam e equipe na captação do som direto.

Os aspectos arquitetônicos e naturais da cidade e o apoio dado pela prefeitura Municipal de Taperoá, através da Secretaria de Turismo, foram decisivos para que o diretor Silvio Toledo e o grupo decidirem por gravar o filme na terra de Ariano Suassuna.

"Também foi imprescindível o apoio da Facisa e do Ponto de Cultura Ypuarana, para a relização desta nossa árdua atividade", disse o diretor.

O filme deverá levar cerca de três meses para a sua estréia. Logo após o fim das filmagens entrará na fase de pós-produção, que envolve o tratamento das imagens e som, edição e finalização. A intenção da equipe é promover uma sessão avant-premiére em praça pública na cidade de Taperoá entre os meses de novembro e/ou dezembro, e logo em seguida partir para a participação em mais de 140 festivais de cinema no Brasil e no exterior.

Hipolito Lucena
Assessoria de comunicação.


Trecho do cordel “Graciano e o lobisomem”
Sou neto de Graciano
E é assim, como um decreto,
Tenho o meu sangue profano
Por ser herdeiro direto
Os Males não me consomem
Mas o mal do lobisomem
Será sina em meu trineto.

sábado, 16 de julho de 2011

Projeto Autoral Regional tem participação do PC Ypuarana



Projeto Autoral Regional

Criado com o intuito de valorizar e promover os autores e compositores, e como uma forma de intercâmbio cultural alternativo, para manter a preservação do patrimônio histórico cultural da nossa região, à meta central é fortalecer ações que resgatem e mantenham viva a nossa cultura.

Artistas convidados para os shows:
BENEDITO DO ROJÃO
AMAZAN
DUDÉ DAS AROEIRAS
EDGLEY MIGUEL
MARCELO LANCELLOTTI
PEPYSHO NETO

Diretor executivo: Abdon N C Neto
Diretor musical: Alquimides Daera
Diretor artístico: Hipólito Lucena
Técnico de som: Vandinho

Captação de áudio, estúdio: Djair Silva

Designer Gráfico: Marco Túlio Nogueira

Fotografia: Edson Vasconcelos
Local: Restaurante Picanha 200

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PC Ypuarana participa na Produção de Curta de ficção "O Lobisomem"



O Ponto de Cultrua Ypuarana, está colaborando na produção do curta-metragem paraibano "O Lobisomem", do diretor Silvio Toledo. Trata-se de um projeto colaborativo, onde as participações de todos os envolvidos se dão por meio de ação voluntária, desde o fornecimento de equipamentos de filmagem até a participação do elenco.

Esta é a terceira produção fílmica que Silvio Toledo realiza neste ano de 2011. Os outros dois projetos já realizados este ano foram  OLÁ BRILHO( http://olabrilho.blogspot.com ) e O BURACOOO ( http://oburacoo.blogspot.com ). "Este terceiro projeto se concretiza agora porque as pessoas estão se aproximando e se afinando com a proposta e com o modelo de produção, e assim, temos condições de fazer um terceiro projeto bem melhor, mais sofisticado", nos explica Silvio.

Sinopse
 
Baseado em uma história real. Graciano, já com idade avançada, conta para uma garotinha que acabara de se machucar como ele ganhou ,quando jovem, a ferida na perna que nunca cicatriza. Pra ele, a ferida é a prova real de seu encontro com o Lobisomem.
 
 


 

 

EQUIPE

Sílvio Toledo - direção, produção, co-roteirista, animação, efeitos visuais , co-desenvolvimento da criatura digital
Erik Marreiro  - diretor de fotografia, co-produtor
Vanderley de Brito - autor da história e roteirista
Maurocor -  desenvolvimento da criatura digital
Trigueiro Jr  - finalização e efeitos visuais
João Paulo  - animação
Altiéres Estevam  - produção
Erinaldo da Silva ( Lila ) -  arte e produção
Edmilson Roberto - produção, edição e finalização
Mauê Macedo - produção, cinegrafista
Paloma Guimarães - figurino, maquiagem, arte
Ítalo Jones - produção,cinegrafista
Jorge Ribas - músico, produtor musical
Danilo Guerra - design do título
Fred Marinho - design de personagens
Rafaella Ryon - design de personagens
Helio Meireles - story-board, animação

ELENCO

Fernando Teixeira
Saulo Queiroz
Adeílton Pereira
Táyra Sodi
Erik Brito
Hipólito Lucena
Rafael Lucena

EQUIPAMENTOS

Gravador Zoon H4n e microfone direcional- Silvio
Câmera Sony HX1 e tripé - Silvio
2 Refletores - Silvio
SteadyCam - FK Filmagens
Grua - Erik
Câmera principal - Erik
Câmera secundária - Erik
Trilho - Erik
Rebatedores - Facisa
Refletores adicionais - Facisa
Equipamento de som adicional - Silvio
Fundo Croma móvel - FK Filmagens

LOCAÇÕES
Cidade do interior, possivelmente Cabaceiras e/ou Lagoa Seca


APOIO

CESED/Facisa/Curso Superior Tecnólogo de Produçao Audiovisual


Ponto de Cultura Ypuarana


por Hipolito Lucena

terça-feira, 12 de julho de 2011

Pontos de Cultura realizarão TEIA/PB em Setembro

TEIA/PB 2011 será realizada na cidade de Areia, PB, em setembro
Reunião presencial com os representantes dos Pontos, realizada
no dia 05 de julho na Funesc - João Pessoa.
























A Comissão de Articulação da TEIA/PB 2011 definiu as datas de 11 a 14 de setembro para a realização do evento, na cidade de Areia. A Teia é o espaço de encontro entre Pontos de Cultura e, assim, um momento de grande celebração da diversidade cultural brasileira. As Teias vêm acontecendo desde 2005 em âmbito nacional. Este ano, teremos a segunda Teia Estadual Paraibana.

A programação prevê três dias de mostra artística e debates sobre o Programa Cultura Viva, além de rodas de conversa sobre Linguagens, Processos Educativos, Gestão e Comunicação. A programação não está fechada, mas contempla Mostra de produtos e produções dos Pontos de Cultura, que acontecerá no Espaço da Arte Horácio de Almeida, no Auditório do Colégio Santa Rita, no Teatro Minerva e ainda em espaços alternativos nos bairros periféricos da cidade, além de se cogitar a utilização do Circo que está sendo contratado para receber o Festival de Artes de Areia.

A TEIA 2011 da Paraíba pretende convidar o senador Cícero Lucena, membro da Comissão de Cultura do Senado Federal, Marta Porto, do Ministério da Cultura e Chico César, Secretário de Cultura da Paraíba, para participarem de mesa redonda sobre o Programa Cultura Viva e propor uma análise de conjuntura da Cultura no plano nacional e regional.

A programação prevê também a participação de entidades convidadas para falarem sobre suas experiências de sucesso, a exemplo da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, CE, e a ASCUZA – Associação Cultural de Zabelê, PB.

Em paralelo, acontecerá a TEIA na ESCOLA, constituída de atividades didático/pedagógicas e culturais destinadas para as escolas de Areia. Serão oferecidas duas oficinas ministradas por pessoas dos Pontos, sendo uma de comunicação - incentivo aos jornais das escolas e produção radiofônica alternativa - e outra lúdica: dança, música, jogos, e também uma apresentação artística para cada escola.

Na reunião com os representantes dos Pontos de Cultura da Paraíba, realizada nesta segunda, 11 de julho, a proposta de programação foi apresentada e discutida. Agora a Comissão de Articulação irá se reunir com o Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, nesta quinta (14/07/11) as 16:00h para definir as questões estruturais e de financiamento do evento.
 
Na reunião virtual, foram definidas a pré-aprovação da programação e indicação de nomes para comporem as seguintes comissões:

Comissão Pedagógica para a TEIA – Escola:

·         Edilene, Hipolito Lucena, Alcemir Freire, Elidiana e Penha;

Comissão de comunicação:

·         Fábio, Melissa, Manasses e Sandra

 Próxima reunião virtual ficou marcada para Quinta feira, 14 de julho de 2011, as 19:30h.

 Participaram da Reunião virtual os seguintes Pontos de Cultura:

1. Viva o Museu (Areia) – Lúcia Giovanna;

2. Rede Viva (Campina Grande) – Josenita Araújo;

3. Ypuarana (Lagoa Seca) – Hipolito Lucena;

4. Casa do Beradéro (Catolé do Rocha) – Aline;

5. Piolin (João Pessoa) – Buda Lira;

6. Ser Especial (S. J. do Rio do Peixe) –Nivaldo Amador;

7. Para'iwa Multivisualnet - Bananeiras - Elidiana;

8. Queimadas– Melissa e França;

9. Ponto de Cultura Cantiga de Ninar - Itabaiana - Fábio Mozart;

10. CHP Escola Viva Olho do Tempo/ Pontão ventre do Sol- Ação Griô - João Pessoa/Vale do Gramame – Penhinha;

11. Nova Palmeira – Sandra Medeiros;

12. Lagoa de Dentro – Alcemir Freire;

13. Vieirópolis– Luiz Cacau;


Hipolito Lucena com contribuição de Fábio Mozart (www.pccn.wordpress.com)






sábado, 9 de julho de 2011

Gestão e Politicas Culturais - Slides e textos

A Secretaria de Cultura do estado da Paraíba em parceria com o Instituto Itaú Cultural, promoveu de 04 a 08 de julho de 2011 o Curso de Gestão e Politicas Culturais. Importantes estudiosos e pensadores da Cultura nacional ministraram aulas e palestras. Abaixo listamos os temas das apresentações que os professores utilizaram em suas aulas. Quem tiver interesse em receber os slides das apresentações é só nos mandar um e.mail solicitando uma cópia, que disponibilizamos.

1 - Políticas Culturais no Brasil - Profº Dr. Antônio Albino Rubim
2 - Cultura: Enlaces Contemporâneos - Profº Dr. Paulo Miguez
3 - Economia Criativa x Indústrias Criativas - Profª Drª Claudia Leitão
4 - Produção Culturais - Relações  e Processos  de Trabalho - Profº Rômulo Avelar
5 - Direitos Autorais no Século XXI: Novos desafios - Profº Dr. Sergio Vieira Branco Jr.
6 - Direitos Humanos e Direitos Culturais - Bernardo Machado
7 - Políticas e Gestão: O desafio da sustentabilidade dos projetos culturais - Profª Drª Cláudia Leitão
8 - www.autoresassociados.com.br

Hipolito Lucena

sábado, 2 de julho de 2011

Pontos de Cultura reunem-se dia 05 de julho na capital

Pontos de Cultura da Paraíba se reúnem durante curso de gestão

Buda Lira, do Ponto de Cultura Piollin
 
Os Pontos de Cultura do Estado da Paraíba marcaram reunião no dia 05 de junho (terça-feira) às 18 horas, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, aproveitando a presença de vários pontistas no Curso de Gestão Cultural promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. O objetivo é discutir a realização da TEIA 2011 em parceria com a retomada do Festival de Arte de Areia, os rumos do Programa Cultura Viva e a refundação da Rede de Pontos de Cultura, além de criação de sistema integrado de comunicação entre os pontos.

A princípio, confirmaram presença Hipólito Lucena, Alice Monteiro, Alcemir Freire, Luis Cacau, Lúcia Giovanna de Areia, Alcemir, Laercinho de Aparecida, Manassés, Fábio Mozart, Clévia Paz e Edglês Gonçalves de Itabaiana, e Buda Lira de João Pessoa. “Devemos fazer um esforço para que mais companheiros estejam presentes na reunião, independe de estarem ou não inscritos no curso”, disse Hipólito Lucena.
Buda Lira, do Pontão de Cultura Piollin, insiste na proposta de intercâmbio entre os pontos, de acordo com a característica e necessidades de cada ponto (circulação de produtos e/ou oficinas). “Os pontos apresentariam um “cardápio” de serviços e produtos a serem disponibilizados, ao mesmo tempo em que mostrariam o interesse ou necessidade por área. Essa oferta e demanda podem ser postadas na lista virtual dos Pontos, que faria o contato direto e as articulações para viabilizar a troca”, explica.