CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto Autoral Regional

O Projeto Autoral Regional é mais uma iniciativa de um grupo de produtores e ativistas culturais, e que tem o intuito a valorização e promoção de nossos autores e compositores como uma rica forma de intercâmbio cultural alternativa para manter a preservação do patrimônio histórico cultural da nossa região, à meta central é fortalecer ações que resgatem e mantenham viva a nossa cultura.

O projeto acontecerá com a realização de 03 shows, no restaurante Picanha 200, importante parceiro nesta ação, para captação do áudio para produção de um CD coletivo com 18 faixas, sendo três de cada
Artista convidado.

Participarão desta versão ao Autoral Regional os seguintes artistas:


BENEDITO DO ROJÃO

AMAZAN

DUDÉ DAS AROEIRAS

EDGLEY MIGUEL

MARCELO LANCELLOTTI

PEPYSHO NETO

Ficha Técnica:

Diretor executivo: Abdon N C Neto


                Diretor musical: Alquimides Daera


Diretor artístico: Hipólito Lucena


                                                           Técnico de som: Vandinho



Captação de áudio, estúdio: Djair Silva



                                                            Designer Gráfico: Marco Túlio Nogueira



Fotografia: Edson Vasconcelos

Local: Restaurante Picanha 200


terça-feira, 7 de junho de 2011

Abertas inscrições para oficinas do 8º Seminário Os Festejos Juninos promovido pela UEPB


Coordenador do Ponto de Cultura Ypuarana e professor do DECOM\UEPB ministrará oficina de Elaboração de Projetos  e captação de recursos para eventos culturais e turísticos.

Professor Hipolito Lucena, coordenador do PCY

As inscrições para a realização das oficinas do 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, promovido entre quinta e sexta-feira próximas pelo Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estão abertas e terão vagas limitadas. Os interessados deverão se inscrever em uma das oficinas oferecidas, através do link do formulário de inscrição disponível aqui na página do Repórter Junino, cuja plataforma encerrará as inscrições automaticamente, logo que preenchido o limite de vagas. As pessoas que efetuarem sua inscrição deverão pagar uma taxa no valor de R$ 25,00 (estudantes de graduação) ou R$ 50,00 (demais participantes) no dia 9 de junho, quando do credenciamento no evento, ficando com direito a participar de toda a programação do seminário e receber certificado online.

As oficinas serão realizadas na próxima quinta-feira, das 14h às 16h, na Cesrei Faculdade, rua Almeida Barreto, 242, centro, nas proximidades do Açude Velho e antiga Estação Ferroviária de Campina Grande. Além de participarem de mesas redondas, professores do Departamento de Comunicação Social e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) farão duas oficinas. André Luiz Piva de Carvalho ministrará a oficina Turismo de Festas como Ações das Indústrias Criativas e, Zulmira Silva Nóbrega, Turismo e Cultura Popular. O professor do DECOM/UEPB Hipolito de Sousa Lucena promoverá a oficina Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para Eventos Culturais e Turísticos, além da professora do DECOM/UEPB Adriana Alves Rodrigues com As manifestações culturais e pós-modernidade: desafios para pensar a cultura no contexto das novas redes.
Na perspectiva ainda da economia da cultura, haverá a oficina Empreendedorismo Cultural, coordenada por consultores da Agência Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), coordenada por Aurelio de Almeida Filgueiras, consultor da Agência Regional do Sebrae. Já o professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), Marcelo Pires de Oliveira, ministrará a oficina Produção de Vídeo Etnográfico em Folkcomunicação. Oliveira é presidente da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) que promoverá em Campina Grande, numa parceria com a UEPB, a XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2012), a ser realizada em junho do próximo ano, juntamente com o 9º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular.
A escola IPEN Casinha de Brinquedo de Campina Grande, por sua vez, promoverá a oficina Projeto Cultura Popular, cujo objetivo é desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem inter e transdisciplinar, voltada para o resgate das tradições, a valorização das manifestações culturais regionais e o envolvimento com a comunidade, incluindo pais de alunos, grupos e artistas populares. Neste ano a temática central do projeto são as “Músicas de Forró”, com ênfase para a discografia do cantor paraibano Flávio José que, recentemente, visitou o colégio e assistiu a apresentação das pesquisas e trabalhos produzidos por estudantes do ensino fundamental sobre a sua vida e obra. Sob supervisão de Iara Francisca Araújo Cavalcanti, a oficina contará com a participação especial do poeta Manoel Monteiro, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sendo direcionada aos professores e alunos da rede pública de ensino.
“Graças a sua importância no contexto do Maior São João do Mundo, a oficina Economia e Gestão de Quadrilhas Juninas terá uma carga horária maior que as demais, não só para atender as demandas de capacitação e profissionalização das quadrilhas, como também para oportunizar uma maior integração e intercâmbio entre as entidades representativas dos quadrilheiros”, diz o vice-coordenador do seminário Antonio Roberto Faustino da Costa. Realizada nos próximos dias 9 e 10 de junho, das 14h às 16h, no Teatro Rosil Cavalcanti, complexo do Parque do Povo, a oficina será ministrada por Célio Torres Fontes, presidente da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), e destinada às associações e quadrilheiros de Campina Grande e outras regiões da Paraíba. Na sexta-feira, durante o encerramento do evento, haverá uma apresentação especial das quadrilhas participantes. Veja o Programa de cada oficina e abaixo o perfil dos ministrantes.
Veja o perfil dos oficineiros:
André Luiz Piva de Carvalho
profpiva@uol.com.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Doutor em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto I do Departamento de Comunicação Social e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Experiência profissional em jornalismo sindical, político e turístico, relações públicas, publicidade, fotografia, artes gráficas, editoração, marketing, vendas, consultoria e realização de eventos. Atua na área de consultoria e elaboração de projetos em turismo http://lattes.cnpq.br/4087151610159927

Aurélio de Almeida Filgueiras
aurelio@sebraepb.com.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Especialista em Consultoria Empresarial (SUDENE-SEBRAE) e em Gestão das Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Economista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Consultor/Instrutor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, há 30 anos. Atua na Agência Regional do SEBRAE, em Campina Grande.


Alice Monteiro

alicetaperoa@gmail.com This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Professora participou da implantação do Pacto Novo Cariri e da criação do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri , dentre outras atividades e funções, é sócia fundadora do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri e membro titular da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Integra a Comissão de Implantação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Cariri, Facilitadora do Ministério da Cultura na Paraíba, Técnica em Pesquisa e Implantação de Museus, Coreógrafa e Projetista Cultural..

Hipolito de Sousa Lucena
hipolitolucena@gmail.com This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Mestrando em Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde desenvolve pesquisa no campo da economia da cultura. MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande (FACISA). Professor Substituto do Departamento de Comunicação Social da UEPB. Membro do Colegiado Nacional de Dança, órgão consultivo do Conselho Nacional de Cultura. Participa como jurado em diversos festivais de arte e cultura no Brasil e, desde 2001, compõe a comissão julgadora do Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e do Festival Nacional de Quadrilhas, realizados em Brasília pela Rede Globo, SESI, SESC e CONFEBRAQ. Tem experiência na área de comunicação e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, turismo, arte e mercado. http://lattes.cnpq.br/9785685784926899


Marcelo Pires de Oliveira

cameloti@uol.com.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Doutor e mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Curso de Graduação em Comunicação Social, no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Presidente da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Atua na área de comunicação, com ênfase em rádio e televisão, história oral, figureiros, folkcomunição, folclore, jornalismo, entrevista e memória. http://lattes.cnpq.br/8838129858549569
Zulmira Silva Nóbrega
zulmiranobrega@uol.com.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolveu a tese “A festa do maior São João do mundo: dimensões culturais da festa junina da cidade de Campina Grande-PB”. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunto I do Departamento de Comunicação Social e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de marketing, jornalismo, assessoria de imprensa, publicidade, TV, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, turismo, comunicação, festa, desenvolvimento, lúdico e marketing. http://lattes.cnpq.br/3164678585495177

Adriana Alves Rodrigues

adrianacontemporanea@gmail.com This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Adriana Alves Rodrigues é mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É especialista em Jornalismo Contemporâneo pelo Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE - Salvador-BA. É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É professora do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e do curso de Pós-Graduação em Jornalismo e Convergência Midiática (lato sensu) da Faculdade Social da Bahia - FSBA, em Salvador. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online GJOL da FACOM/UFBA. Pesquisa sobre infografia em base de dados. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo com atuação em jornalismo impresso, infografia, assessoria de imprensa e jornalismo digital e mídias digitais. http://lattes.cnpq.br/7244223683025080
[editado por Fernando Firmino da Silva]

8º Folkcom da UEPB terá oficinas, feira de livros e shows de Chico Pedrosa, corais e quadrilhas juninas

  
 
O 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será promovido nesta quinta (09) e sexta-feira (10) pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, contará com uma programação cultural especial.
No dia 09, às 9h30, durante a solenidade de abertura se apresentarão o poeta Chico Pedrosa, considerado o representante mais importante da poesia matuta na atualidade, além do Coral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Sítio Convento (Adecom), que é fruto de um projeto de extensão do Departamento de Comunicação da UEPB e realizado na zona rural de Riachão do Bacamarte (PB). As apresentações antecedem a conferência do professor Joseph Straubhaar da Universidade do Texas, campus de Austin (EUA), e a mesa-redonda “Festas Populares e Economia da Cultura”.
Durante os dois dias do evento, realizado no Teatro Rosil Cavalcanti, complexo do Parque do Povo, serão lançados livros, CDs e DVDs de convidados e artistas da região. O próprio Chico Pedrosa, “um vendedor de sonhos” como se auto-intitula, exporá algumas obras, com destaque para “Sertão caboclo”, uma antologia das suas principais poesias, e “Retalhos do meu sertão”, último dos CDs lançados pelo poeta.
Paraibano de Guarabira, Pedrosa teve vários trabalhos publicados ou gravados por cantores e cantadores famosos, como a antiga banda Cordel do Fogo Encantado e Jessier Quirino que costuma declamar, em seus espetáculos pelo Brasil afora, cordéis, poemas e causos de um dos maiores herdeiros da poesia de Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz e Patativa do Assaré.
Representando as novas gerações da literatura e da poesia matuta também estará presente à oportunidade, o escritor Efigênio Moura, autor de “Eita gota! Uma viagem paraibana”. No início deste ano, ele lançou o romance “Ciço de Luzia”, reunindo 36 contos que se passam num cenário típico do Cariri da Paraíba, onde ele nasceu, e narram a estória de amor entre um herói sertanejo e a filha do patrão. Até 2012, Moura pretende publicar mais dois livros - “Santana do Congo” e “As Urnas do Cafundó”.
Janduhi Dantas, outro poeta paraibano de Patos no Alto Sertão, lançará no evento “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa”. A obra narra os episódios que marcaram a cidade de Princesa Isabel, no interior da Paraíba, na História do Brasil dos anos 30. Dantas participará ainda, na sexta-feira, às 8h30, da mesa-redonda “Educomunicação, Folkcomunicação e Cultura Popular” que discutirá projetos e experiências de inserção das tecnologias, comunicação e artes nas escolas de educação básica.
Feira da Editora da UEPB
Responsável pelo selo Latus, que publicou “Ciço de Luzia”, “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa” e outros títulos não acadêmicos de autores novos e consagrados, a Editora da UEPB (EDUEPB) realizará uma feira de livros no Seminário, sediada no Teatro Rosil Cavalcanti. Além de expor publicações de outras editoras, a EDUEPB promoverá lançamentos com sessões de autógrafos e venderá, a preços promocionais, suas edições de obras acadêmicas, didáticas e paradidáticas no campo das ciências humanas e sociais, comunicação, literatura e artes.
A feira estenderá ao evento parte da 3ª Mostra do Livro Universitário, promovida durante o mês de maio no campus I da UEPB, que reuniu mais de 800 obras em diferentes áreas do conhecimento, publicadas através de suas coleções e das afiliadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). “Dado a sua importância para o debate acerca das dinâmicas culturais regionais, consideramos o Seminário como fundamentalmente importante para divulgarmos e valorizarmos o que há de mais rico em nossa produção intelectual”, disse Cidoval Morais de Sousa, diretor da editora e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional (UEPB-UFCG). O professor será um dos debatedores da mesa-redonda que tratará da temática “Folkcomunicação, Economia da Cultura e Desenvolvimento Local”, a ser realizada na sexta-feira, às 16h.
A solenidade de encerramento do 8º Seminário Os Festejos Juninos contará com um espetáculo do Coral Infantil da Escola Ipen Casa de Brinquedo, que fará uma homenagem ao músico e cantor paraibano Flávio José, cantando sucessos que marcaram a sua obra.

sábado, 4 de junho de 2011

PC Ypuarana promove Recital de Flauta Doce

Os alunos do curso de Musicalização e Educação Musical em Flauta Doce, realização neste dia 04 de junho, as 15:00h no Teatro Rosil Cavalcanti em Campina Grande, o Recital de Flauta Doce. No programa tocarão composições clássicas de J. B. Boismortier, J. S. Bach, F. Chopin, Johann Mattherson, P. Thaikowsky, G. F. Handel, F. Mendelssohn, além de canções folclóricas de compositores como Frere Jacques e Hansel e Gretel.

A regência da apresentação é do professor e maestro Marlos Machado, que tem no seu currículo a formação em Pedagogia e especialização e Mestrado em Literatura e Interculturalidade. Marlos também é músico profissional, já participou de várias bandas de música popular e tem um trabalho de carreira solo baseado em pesquisa de linguagem musical baseada na fusão dos elementos da música regional com o pop internacional, que ele convensionou chamar de Pop-rró. Abaixo vídeo da canção AME, que faz parte do DVD Pop-rró gravado no Teatro Municipal Severino Cabral de Campina Grande.


O trabalho para a formação do Grupo de Flauta Doce, teve início no ano de 2010 na cidade de Lagoa Seca e contou sempre com o apoio do Ponto de Cultura Ypuarana e da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca. Participa das aulas e das apresentações crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 15 anos de idade.

Programa para apresentação do dia 04 de junho de 2011

 
Boismortier


CONTRADANCE I E II
BOISMORTIER Suite Opus 17,3


interpretes
Artur Oliveira - Elaine Monteiro




J. S. BACH




BARDINIERE 
J. S. BACH

Interprete
Artur Oliveira

CHOPIN




TRISTESSE 
F. CHOPIN

João Vítor
AMIGOS PARA SEMPRE
Interprete
Daniele Araújo







O LAGO DOS CISNES


P. TCHAIKOWSKY


Intérprete

Tatielma Melo

Part.  Rebeca Lima - violão









   

MÚSICAS

1 - Hot Cross buns
2 - High Dive
3 - Mary Had a Little Lamb

Intérpretes

Flautas Soprano: Edileuza Souza, Julle Mayara, Maria da Luz, Thalia de Melo, Amanda Keyla,  Leonaldo Jr, Luan de Souza, Dimas Barbosa, Elida Monteiro, Paulo Macêdo, Layane Souza, Daniele Araújo, Milena Silva, Ângela Tenório, Franklin Roma, David Bruno.


Flautas Contralto: Anne Karolyne, Ivanildo Júnior, Jeremias Félix, Tatielma Melo, Thalia de Melo.


GIGUE

MATTHESON: Opus 1 Nr. 1

Intérprete

Bruno Tomaz


                 



Interprete