CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MANIFESTO DA CIDADANIA DIGITAL

Ideário das ações do Ponto de Cultura Ypuarana




















1. ENTRE A CONSCIÊNCIA A AÇÃO




Quebrar...
a maneira passiva de consumo dos discursos da grande mídia.
Implementar...
estratégias de produção para interações e leituras da produção cultural circundante.
Prover...
formas criativas e críticas de intervir na malha cotidiana dos planos sociais, políticos e culturais da cidade e da região.
Desnutrir
os preconceitos, limites e dificuldades que acossam de perjúrios e preconceitos a identidade e culturas locais e regionais, promovendo acessos irrestritos do ambiente urbano nas comunidades rurais.
Prostar...
incontidamente as tecnologias e suas linguagens à manipulação livre pelas crianças, juventude, comunidades e núcleos da terceira idade.
Desenvolver...
o hábito essencial de que a linguagem só se torna autônoma no ser quando experimentada para além da comunicabilidade trivial. E que a hibridação de linguagem é a premissa da atual ordem interativa da sociedade.
Armar
a juventude de liberdade discursiva e capacidade de intercambiar as linguagens disponíveis pelas tecnologias.
Fazer...
chover a informação das mais variadas formas, mantendo a comunidade e os interstícios citadinos em dupla ação comunicativa.
Implementar...
micro ações de empreendedorismo crítico-criativo nas hortas do pensamento individual e coletivo.

Tudo é linguagem!

Só o coletivo se aproxima das verdades éticas.

A maior oração é qualquer ato que veja o drama ou a alegria do outro e que a ponha em debate.

Qualquer artefato é tecnologia. Basta escolher a linguagem para operar-lhes significados.



ECCE VIRTUS

NOVA RG - IDENTIDADE. mais segurança e portabilidade

Qui, 30 Dez, 11h34
Será lançado hoje, em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros, que deve substituir o atual RG. A carteira de identidade continuará válida pelo menos até que todos os cidadãos tenham sido recadastrados, segundo informações do Ministério da Justiça.
O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.
Segundo o Ministério da Justiça, com o RIC, cada cidadão passa a ter um número único baseado em suas impressões digitais do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, que estará integrado com as bases de dados dos órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.
As primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (Goiás), Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins). Nesta primeira etapa, 2 milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC.

A implantação do RIC ocorrerá em um período de nove anos, com etapas graduais. Os cartões RIC emitidos em 2011 serão custeados pelo Ministério da Justiça e não terão custo para o cidadão ou para os institutos de identificação. O investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões. Para os próximos anos, o Comitê Gestor do RIC vai definir a origem dos recursos que vão custear as emissões, sendo possível, inclusive, parcerias público-privadas e financiamento internacional.
O lançamento acontece no Salão Negro do Palácio da Justiça, às 12h, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, e do presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Felipe Denucci, entre outras autoridades.

OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E ESTÁGIO

 
O P.C.Y abrirá inscrições para jovens do município de Lagoa Seca como aprendiz/monitor e trabalharem em projetos de ação específicos.
Os aprendizes-monitores receberão um projeto para desenvolver em equipe (gestão compartilhada), visando à autonomia dos mesmos.
 
- 06 PROJETOS
- ESTÁGIOS COM E SEM BOLSA AUXÍLIO 
 
 
CONHEÇA OS PROJETOS E FAÇA O PRÉ-CADASTRAMENTO:
 
CINE CLUBE YPUARANA
Exibição de audiovisuais com mediação, realizadas semanalmente (quartas-feiras) no Ponto de Cultura Ypuarana.
     Formato: audiovisual e mediação com a audiência.
    
CINE CLUBE ITIRERANTE YPUARANA
Exibição de audiovisuais com mediação, realizadas semanalmente (sextas-feiras) nos distritos rurais do município de Lagoa Seca e cidades circunvizinhas.
     Formato: audiovisual e mediação com a audiência.
 
NARRAÇÃO AUDIOVISUAL
Oficina de introdução ao audiovisual (técnicas de narração)
     Formato: oficina de formação.
    
NARRATIVAS BULTRIS: ECOS DE NÓS MESMOS!...
Consiste em registrar a memória ancestral da cultura indígena local, através do depoimento de pessoas da terceira idade e, da imagética atual da população em geral sobre a origem indígena do município.
     Formato: audiovisual.
 
JOVEM CULTURAL
Projeto de formação voltado para a juventude de Lagoa Seca e cidades circunvizinhas, visando a formação cultural da população e o estímulo à produção cultural.
     Formato: múltiplas linguagens artísticas e cultura digital.
    
DE CÁ PRA LÁ E DE LÁ PRA CÁ
Intercâmbio cultural das produções culturais dos municípios do Brejo paraibano.
    Formato: livre em todas as linguagens.
 
 
PRÉ-CADASTRAMENTO:

   Jovens, entre 19 e 30 anos, interessados em participar como aprendiz-monitor em artes visuais e cultura digital, basta fazer o pré-cadastramento através do e-mail: pontodeculturaypuarana@gmail.com ou na sede do Ponto de Cultura Ypuarana, situado à Praça Frei Manfredo, S/N. Lagoa Seca-PB,  informando: nome, idade, endereço, escolaridade e se possui alguma experiência em produção cultural/artes/informática/audiovisual. 
 
 
 

CONHEÇA AS ATIVIDADES PERMANENTES DO P.C.Y

  • LINKADO: Acessibilidade, Internet e Linguagens digitais.
  • WEBJORNALISMO: Mídias e Discursos
  • RÁDIO WEB PCY
  • OFICINAS DE AUDIOVISUAL:
       - ANIMAÇÃO: Oficina de Cinema de Animação
       - APRENDENDO A OLHAR COM A CÂMERA
  • DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO:
     ( Mostra de Curtas de Animação )