CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Rede dos pontos de cultura da Paraíba prepara TEIA 2014




Ronildo Cabral, Érika Souza, Pedro SAntos, Alice Monteiro, Joana Alves e Hipolito Lucena

Discussões positivas para o evento

Planejamento conjunto
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da rede de Pontos de Cultura no Estado da Paraíba, aconteceu na tarde desta terça-feira (18/03/14), no Casarão dos Azulejos, sede da Secretaria Estadual de Cultura, na cidade de João Pessoa, a reunião para discutir a realização da III TEIA Paraíba e do fórum dos Pontos de Cultura da Paraíba. Estiveram presentes, Pedro Santos, gerente de articulação da SECULT/PB, Hipolito Lucena coordenador adjunto da rede de Pontos de Cultura da Paraíba, Luiz Cacau, representante da região do sertão, Alice Monteiro, da região do Cariri, Ronildo Cabral, representado a cidade de Campina Grande, Joana Alves representando a cidade de João Pessoa e Érika Souza do Ponto de Cultura Ypuarana.

A comissão aprovou a data de realização do encontro para os dias 10, 11 e 12 de abril de 2014, na cidade de Campina Grande. Na reunião ficou aprovado o formato da TEIA/PB, que nesta edição deverá ser mais voltado para as questões em torno dos problemas na concepção e execução do Programa Cultura Viva. Ficou assegurado ainda uma mostra dos produtos e ações artístico-cultural produzidos pelos Pontos de Cultura do Estado, a ser coordenada pelos representantes dos pontos, a saber:
Mostra de Dança: Ronildo Cabral (Ponto de Cultura Raízes do Amanhã);
Mostra de Artes Cênicas: Luiz Cacau (Ponto de Cultura Vieirocultura);
Mostra de Artes Visuais: Alice Monteiro (Pontão de Cultura Cariris);
Mostra de Audiovisual: Hipolito Lucena (Ponto de Cultura Ypuarana);
Mostra de Literatura: Nivaldo Amador (Ponto de Cultura Ser Especial com Arte)

Durante o encontro acontecerá ainda as eleições para renovação da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e para a escolha dos delegados para representar a Paraíba na TEIA Nacional que ocorrerá no período de 19 a 24 de maio de 2014, na cidade de Natal, RN.

Todas as discussões da comissão levaram em consideração a dimensão geográfica do estado, a complexidade do Programa Cultura Viva, a diversidade da produção cultural e educativa dos nossos Pontos de Cultura, buscando estimular a ampliação do Programa Cultura Viva nos municípios paraibanos e ainda contribuir para a gestão compartilhada do Cultura Viva entre governos e sociedade civil.

A realização da Teia 2014 pretende mobilizar os representantes dos 71 pontos de cultura do estado da Paraíba e promover uma discussão em torno da produção artística e ações educativas de caráter inclusivo dos Pontos de Cultura, com atuação em todas as microrregiões da Paraíba, mobilizando um total de duzentos e trinta pessoas, dentre artistas, gestores e técnicos dessas organizações e convidados de outros estados.

A realização da terceira edição da Teia PB é um esforço conjunto dos Pontos de Cultura, Ministério da Cultura, Governo do Estado da Paraíba, considerando os princípios da gestão compartilhada e do controle social do Programa.

Constitui-se da Rede de Pontos de Cultura do Estado da Paraíba e seus integrantes, pesquisadores, artistas e geral, alunos das escolas públicas do Município de Campina Grande, e quaisquer pessoa interessada pela temática hora apresentada.

Com a realização deste importante evento, espera-se consolidar e integrar as ações culturais da rede de pontos de cultura paraibana. Apresentar soluções inovadoras para sanar as dificuldades apresentadas na gestão dos Pontos de Cultura. Além, de contribuir para ampliação de ações da Rede de Pontos de Cultura do Estado da Paraíba.

por Érika Souza e Hipolito Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário