CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

sábado, 19 de outubro de 2013


O Ponto de Cultura Ypuarana, realiza pelo quarto ano seguido o Dia Internacional da Animação em parceria com a ABDA





O DIA

O que é?


Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O Dia Internacional da Animação está em sua 12ª edição sendo realizado em 30 países.
Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net

No Brasil


Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. O DIA conta com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.
No Brasil o evento conta com o patrocínio da Petrobras – através do Programa Petrobras Cultural – e com o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.

A Comemoração


É com grande alegria que mais uma vez conseguimos fazer este evento no país e que as cidades participem desta celebração que é uma excelente oportunidade para colocar o filme de animação no centro das atenções e fazer essa arte mais acessível ao público.
Para nós da produção do evento, o Dia Internacional da Animação é a oportunidade de conseguirmos unir o Brasil de ponta a ponta, sem fronteiras, o que muito nos comove e nos honra. Participam desde cidades com menos de 3 mil habitantes até cidades com milhões de habitantes, exibindo esta  programação  especial. A produção do DIA é uma grande família; são milhares de pessoas em todo o país trabalhando para que o evento aconteça. E em nossa opinião esta é a alma do DIA: esta união, saber que todos fazem parte dessa rede.
Nesta edição a parceria nacional com a Petrobras novamente se somará ao carinho, ao apoio e à participação da população, de centros culturais, de prefeituras, de diversas entidades, de profissionais do meio, além de diversos veículos de comunicação das mais variadas mídias. A estes apoiadores e aos futuros parceiros deixamos nossos sinceros agradecimentos, pois sem eles não seria possível realizar um evento tão importante para formação de público e para a difusão da animação brasileira.

Quem Somos

Produção Nacional DIA 2013

Rosaria Moreira
Marcelo Marão
Thomas Larson
Fabiano Florez
Diego Doimo
Sávio Leite
Priscila Severo
Jéssica Luz
Tainá Rocha
Brunna Kirsch
Fernanda Wagner
Daniel Pinna
Marcel Karling da Rosa
Cristine Fontanari
Aline Grandi
Rodrigo Teixeira
Leonardo Batista
Graziele Galhardo

Coordenação e produção Local
Hipolito Lucena
Ulisses Braw
Josafá de Orós
Daniel Brandão






Nenhum comentário:

Postar um comentário