CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

sábado, 19 de outubro de 2013

Espetáculo teatral Ritorno a Coralina é encenado na Capela do Amaragi em Lagoa Seca


Ritorno a Corallina é obra instigante por lidar com universos bastante distintos que se cruzam, oferecendo, ao mesmo tempo, uma matéria essencial para nossa pesquisa que é a qualidade específica e profunda de cada um de seus personagens.  O tema básico da peça é a vida do migrante, sua difícil adaptação a uma nova cultura, a saudade e a tristeza pelo abandono de sua terra, de seus entes queridos, e as recordações do passado e o sonho sempre vivo de regressar ao seu lugar de origem.  Razão versusInspiração e o Amor à arte e à família são alguns dos aspectos que impulsionam a trama de “Ritorno a Coralina”, um texto com viravoltas surpreendentes e grande força poética.


Argumento:

Após dois meses em busca de seu pai desaparecido, Pascoal o encontra a desenhar e pintar as paredes de uma capela abandonada, num povoado perdido a Venezuela, em companhia de Salustiana, uma jovem de comportamento bastante estranho. Pascoal constata espantado que seu pai, Franco Di Fiore, um imigrante italiano que viera para a Venezuela em busca do Eldorado, acredita agora estar de volta a sua terra natal. Mais espantoso ainda, Salustiana trata a seu pai como São Pascoal, e ambos conversam com uma mulher, Corallina, no que Pascoal reconhece ser apenas a imagem de uma santa colocada num nicho da capela. Pascoal tenta trazer seu pai de volta ao que ele considera ser a realidade e a razão, mas a história toma rumos inesperados, pela intervenção de Salustiana e em seguida da própria Corallina, após Pascoal ler ao pai o telegrama onde se anuncia a morte de Corallina, na Itália. 
O espetáculo foi encenado na CApela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorr (1919), localizada no distrito do Amaragi na cidade de Lagoa Seca




Nenhum comentário:

Postar um comentário