CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

domingo, 8 de julho de 2012

Pc Ypuarana promove Oficina de Xilogravura com o Josafá de Orós

O Ponto de Cultura Ypuarana levou as comunidades de Campinote e Manguape de Cima, nos meses de fevereiro e março de 2012 a  Oficina de Produção em Xilogravura a partir de Temas do Território. A oficina teve a duração de 30 hora/aula.

A Oficina foi ministrada pelo renomado artista plástico, xilográvo e profesor Josafá de Orós

De acordo com o Ministrante da oficina Josafá de Orós, a xilogravura é uma das mais importantes maneiras de expressão artística nordestina, praticada na região desde as catequeses jesuíticas. Em termos históricos a xilogravura sempre se apresentou como instrumento de comunicação eficiente, seja no campo do fazer textual dos antigos livros, seja da ilustração de obras como livros, o próprio folheto de cordel, como ainda hoje se pratica.

De um ponto de vista mais pragmático, a formação em xilogravura propiciada pelo curso possibilita ao indivíduo a produção de matrizes originais com diferentes títulos diretamente relacionados aos temas de sua vivência local, de maneira que poderá emprestar sua produção a diversos usos, podendo ser fonte geradora de renda e elemento fortalecedor das sutilezas identitárias territoriais. Caso bem ilustrativo e expressivo do fato foi o aproveitamento de xilogravuras produzidas pelo artista Antonio Lucena como adereço do filme Auto da Compadecida que teve parte das suas imagens rodadas no município de Cabaceiras.
O advento de variados meios de comunicação e a facilitação do acesso durante toda nossa modernidade (a informática, a fotografia, o processo of-set etc) pôs a xilogravura, e não apenas ela numa profunda crise, seja enquanto meio utilitário para ilustração de capas de livros e de folhetos, seja enquanto instrumento de expressão artística propriamente. Ao considerar sua crise contemporânea, cursos como estes acabam por contribuir diretamente para a sobrevivência dessa forma de expressão estética, quando amplia o acesso a novos praticantes dessa arte que segundo muitos historiadores é milenar desde a Pérsia, Índia, China etc.
Confira abaixo um registro em vídeo da oficina



Nenhum comentário:

Postar um comentário