CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

domingo, 8 de julho de 2012

PC Ypuarana Colabora com o Festival Internacional de Música

Orquetra de Câmara da UFCG

Emmanuela Leita entrevista Aluízio Guimarães, produtor cultural do Festival

Entrevista com Sidney Molina do Quaternaglia Guitar Quartet

Equipe do PCY: Hipolito Lucena, Maurício Angela Defensor, Erik Kleiver e Emmanuela Leite
Por Emmanuela Leite, com www.reporteruniversitário.com.br

III Festival Internacional de Música de Campina Grande abre a temporada de música Clássica na cidade,que acontece até o dia 7. Músicos conhecidos no mundo inteiro à exemplo da Pianista norte-americana Karen Murphy e artistas de renome nacional encantam o público com repertório, canções e trilhas sonoras que tocam mente e alma não só dos fascinados pelos sons seculares,mas o público em geral que aprecia a boa música.

Por sediar uma das maiores festas populares do país a estação da musicalidade na cidade é palco para a diversidade dos gêneros musicais. Prova disso são os 31 dias de festividades juninas que sedem espaço para um festival dedicado a fortalecer a cultura da música clássica. No entanto em pleno cenário de comemoração do centenário de Luiz Gonzaga o evento contempla a vertente da música erudita aliada aos acordes da musica popular .

A atmosfera das orquestras em um espetáculo espalhado por diversos lugares da cidade que vão desde o Teatro Municipal Severino Cabral,ao Mosteiro das Clarissas e Auditorios da UEPB e UFCG, chama atenção dos músicos que se apresentam pela primeira vez no festival.“ Tem muito sentido essa descentralização do evento, pois reforça o interesse e o gosto que o público campinense tem perante a música clássica. O evento tem um potencial formador de público que surpreende.”Afirma o músico paulista idealizador do grupo Quaternaglia Guitar Quartet,Sidney Molina.

De acordo com Vladimir Silva, Diretor Artístico do Festival “ A ideia do evento é justamente contribuir para o fortalecimento da cultura e da música de boa qualidade”. Essa ideia também é compartilhada pelo Professor de Música da UFCG,Jean Márcio “O festival esta se consolidando a cada ano,não apenas na cena campinense, mas na consciência das pessoas que passam a valorizar uma cultura dos concertos que esta criando raízes na cidade.”

Aspectos que envolvem a dimensão social estão presentes no festival como é o caso da visita do grupo de adolescente ‎"Os Meninos da Guabiraba" que estiveram na platéia assistindo o concerto musical do III FIMUS.Os jovens fazem parte do projeto de extensão e educação musical da UEPB, coordenado pelo Professor da instituição Jomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário