CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

sábado, 30 de julho de 2011

Novo cinema paraibano: O Lobisomem de Silvio Toledo

Continua em ritmo acelerado as ações de produção do curta metragem O Lobisomem da Paraíba (título provisório) do diretor Silvio Toledo. As gravações do filme que vinham sendo feitas na cidade de Taperoá terminaram nesta sexta, 29, e toda a equipe de produção se deslocou para a cidade de Cabaceiras, para concluir as filmagens neste final de semana.

O lobisomem chegou a Taperoá na segunda feira, 25/07, e logo pela manhã, da terça 26, começaram as filmagens do Curta que conta a história de um homem de nome Graciano e que viajava muito e, numa dessas viagens ele teria sido atacado por um lobisomem.

O filme mesclará cenas com atores reais e animações digitalizadas, especialidade de Silvio Toledo, para fazer a narração desta história que é baseada no folheto de cordel:  Graciano e o Lobisomem, de Vanderley de Brito.

Para interpretar o personagem de Graciano, a produção convidou um dos mais experientes atores paraibano, com cerca de cinquenta anos de atuação no teatro e no cinema brasileiro, trata-se de Fernando Teixeira, que muito tem contribuido com a jovem equipe.

Também participam das filmagens os atores: Hipolito Lucena, Rafael Lucena, Erik Brito, Amanda Janynne, Hilberto Figueiredo, Kevin Saulo, Eliana Figueiredo, Adamastor Queiroz, as crianças Arthur e Maria Cecília , além de Aline, José Alves e Valtécio Rufino, moradores de Taperoá, que participaram como figurantes.

Na equipe técnica o filme conta com Lila como assitente de direção, Italo Jones na direção de fotografia e operação de câmera, Maué Macedo e Tatyana na gerência de Produção, Inêlda de Cristo - maquiagem, cabelo e figurino, Altiéres Estevam e equipe na captação do som direto.

Os aspectos arquitetônicos e naturais da cidade e o apoio dado pela prefeitura Municipal de Taperoá, através da Secretaria de Turismo, foram decisivos para que o diretor Silvio Toledo e o grupo decidirem por gravar o filme na terra de Ariano Suassuna.

"Também foi imprescindível o apoio da Facisa e do Ponto de Cultura Ypuarana, para a relização desta nossa árdua atividade", disse o diretor.

O filme deverá levar cerca de três meses para a sua estréia. Logo após o fim das filmagens entrará na fase de pós-produção, que envolve o tratamento das imagens e som, edição e finalização. A intenção da equipe é promover uma sessão avant-premiére em praça pública na cidade de Taperoá entre os meses de novembro e/ou dezembro, e logo em seguida partir para a participação em mais de 140 festivais de cinema no Brasil e no exterior.

Hipolito Lucena
Assessoria de comunicação.


Trecho do cordel “Graciano e o lobisomem”
Sou neto de Graciano
E é assim, como um decreto,
Tenho o meu sangue profano
Por ser herdeiro direto
Os Males não me consomem
Mas o mal do lobisomem
Será sina em meu trineto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário