CIDADANIA DIGITAL

O Ponto de Cultura Ypuarana realiza ações de cidadania e cultura digital, através de projetos e oficinas de produção cultural, audiovisual, artes integradas e cultura popular.

terça-feira, 7 de junho de 2011

8º Folkcom da UEPB terá oficinas, feira de livros e shows de Chico Pedrosa, corais e quadrilhas juninas

  
 
O 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será promovido nesta quinta (09) e sexta-feira (10) pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, contará com uma programação cultural especial.
No dia 09, às 9h30, durante a solenidade de abertura se apresentarão o poeta Chico Pedrosa, considerado o representante mais importante da poesia matuta na atualidade, além do Coral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Sítio Convento (Adecom), que é fruto de um projeto de extensão do Departamento de Comunicação da UEPB e realizado na zona rural de Riachão do Bacamarte (PB). As apresentações antecedem a conferência do professor Joseph Straubhaar da Universidade do Texas, campus de Austin (EUA), e a mesa-redonda “Festas Populares e Economia da Cultura”.
Durante os dois dias do evento, realizado no Teatro Rosil Cavalcanti, complexo do Parque do Povo, serão lançados livros, CDs e DVDs de convidados e artistas da região. O próprio Chico Pedrosa, “um vendedor de sonhos” como se auto-intitula, exporá algumas obras, com destaque para “Sertão caboclo”, uma antologia das suas principais poesias, e “Retalhos do meu sertão”, último dos CDs lançados pelo poeta.
Paraibano de Guarabira, Pedrosa teve vários trabalhos publicados ou gravados por cantores e cantadores famosos, como a antiga banda Cordel do Fogo Encantado e Jessier Quirino que costuma declamar, em seus espetáculos pelo Brasil afora, cordéis, poemas e causos de um dos maiores herdeiros da poesia de Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz e Patativa do Assaré.
Representando as novas gerações da literatura e da poesia matuta também estará presente à oportunidade, o escritor Efigênio Moura, autor de “Eita gota! Uma viagem paraibana”. No início deste ano, ele lançou o romance “Ciço de Luzia”, reunindo 36 contos que se passam num cenário típico do Cariri da Paraíba, onde ele nasceu, e narram a estória de amor entre um herói sertanejo e a filha do patrão. Até 2012, Moura pretende publicar mais dois livros - “Santana do Congo” e “As Urnas do Cafundó”.
Janduhi Dantas, outro poeta paraibano de Patos no Alto Sertão, lançará no evento “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa”. A obra narra os episódios que marcaram a cidade de Princesa Isabel, no interior da Paraíba, na História do Brasil dos anos 30. Dantas participará ainda, na sexta-feira, às 8h30, da mesa-redonda “Educomunicação, Folkcomunicação e Cultura Popular” que discutirá projetos e experiências de inserção das tecnologias, comunicação e artes nas escolas de educação básica.
Feira da Editora da UEPB
Responsável pelo selo Latus, que publicou “Ciço de Luzia”, “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa” e outros títulos não acadêmicos de autores novos e consagrados, a Editora da UEPB (EDUEPB) realizará uma feira de livros no Seminário, sediada no Teatro Rosil Cavalcanti. Além de expor publicações de outras editoras, a EDUEPB promoverá lançamentos com sessões de autógrafos e venderá, a preços promocionais, suas edições de obras acadêmicas, didáticas e paradidáticas no campo das ciências humanas e sociais, comunicação, literatura e artes.
A feira estenderá ao evento parte da 3ª Mostra do Livro Universitário, promovida durante o mês de maio no campus I da UEPB, que reuniu mais de 800 obras em diferentes áreas do conhecimento, publicadas através de suas coleções e das afiliadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). “Dado a sua importância para o debate acerca das dinâmicas culturais regionais, consideramos o Seminário como fundamentalmente importante para divulgarmos e valorizarmos o que há de mais rico em nossa produção intelectual”, disse Cidoval Morais de Sousa, diretor da editora e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional (UEPB-UFCG). O professor será um dos debatedores da mesa-redonda que tratará da temática “Folkcomunicação, Economia da Cultura e Desenvolvimento Local”, a ser realizada na sexta-feira, às 16h.
A solenidade de encerramento do 8º Seminário Os Festejos Juninos contará com um espetáculo do Coral Infantil da Escola Ipen Casa de Brinquedo, que fará uma homenagem ao músico e cantor paraibano Flávio José, cantando sucessos que marcaram a sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário